IFAL abre inscrições para 2271 vagas para cursos técnicos Integrados e Subsequentes PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alagoas Notícias   
Ter, 28 de Setembro de 2010 09:34

Logo_Instituto_Federal.jpg

       Já estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio e Subsequentes do Instituto Federal de Alagoas. Este ano são ofertadas 2271 vagas distribuídas entre os campi Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Satuba, Santana do Ipanema, Maragogi, Murici, Piranhas, Arapiraca, Penedo e São Miguel dos Campos.
       Do total de vagas,  1806 vagas para os cursos Integrados ao Ensino Médio, cujo requisito mínimo é a conclusão do ensino fundamental,  sendo 476 vagas para o campus Maceió, 120 para a cidade de Marechal Deodoro, 210 em Palmeira dos Índios, 160 para os campi Arapiraca, Penedo, Piranhas, Maragogi e campus Avançado Murici e 200 vagas nos regimes de residência e semi-residência para o campus Satuba.
       Para os cursos técnicos Subseqüentes, destinados aos candidatos que concluíram, pelo menos, o ensino médio, são oferecidas 465 vagas distribuídas entre os campi Maceió (85 vagas), Palmeira dos Índios (75), Satuba (60), Avançado São Miguel (80) e Santana do Ipanema (80).
       O Ifal reserva 50% das vagas de cada curso para alunos que cursaram os últimos quatro anos/séries (no caso dos cursos integrados) ou o Ensino Médio (para os cursos subseqüentes) em escolas públicas. As demais vagas serão para candidatos procedentes de escolas privadas e cenecistas. Os cursos Integrados do Ifal têm duração de quatro anos e os cursos Subseqüentes dois anos.
       Este ano algumas mudanças acontecerão no processo seletivo. A oferta do curso técnico Integrado em Estradas no campus Maceió é uma delas. Outra mudança será a redução de questões no exame para os cursos subseqüente. A prova passa a ter quarenta questões, sendo vinte de matemática e vinte de português. O exame integrado mantém as quarenta questões, mas agora será unificado para os onze campi.
       Outra boa notícia é a redução da taxa de inscrição, que passa de R$15 para R$10. Os candidatos que estiverem cadastrados no CadÚnico estão isentos do pagamento da taxa desde que apresentem documentos exigidos em edital no período de 4 a 8 de outubro. Os demais candidatos que não tiverem cadastro no programa e mesmo assim optarem pela isenção da taxa de inscrição  terão a situação analisada pela comissão após apresentarem os documentos especificados.
       As inscrições podem ser realizadas no período de 28 de setembro a 24 de outubro de 2010 exclusivamente através do portal
exame.ifal.edu.br. É exigido que o candidato tenha carteira de identidade e CPF.  A prova do Exame de Seleção 2011 será aplicada no dia 21 de novembro de 2010 e o candidato prestará o exame na cidade para a qual se inscreveu.