Vigilância

Saúde emite nota técnica orientando sobre como se prevenir do coronavírus

Casos suspeitos estão sendo monitorados em três estados brasileiros; em Alagoas, Sesau segue as diretrizes orientadas pelo Ministério da Saúde

01/02/2020 05h22
Por: Rafael Sobral
Fonte: Agência Alagoas
Assessoria
Assessoria

Caracterizado por causar infecções respiratórias em seres humanos e animais, o coronavírus ainda não foi confirmado no Brasil, entretanto, o Ministério da Saúde (MS) tem monitorado três suspeitas nos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A população, por sua vez, tem sido orientada a adotar algumas medidas simples para evitar a contaminação.

Isso porque, sem uma vacina específica para a prevenção, que seria a forma mais eficaz de evitar o contágio, é importante seguir cuidados básicos, como “higienizar sempre as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, após tossir ou espirrar”. As orientações estão expressas na nota técnica produzida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).

Ainda de acordo com as recomendações da Sesau, “é importante utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, utilizando a dobra do braço, e evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca com as mãos”.

Com base em direcionamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguindo as diretrizes do Protocolo do Ministério da Saúde, também é recomendado “evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, e adotar hábitos saudáveis no dia a dia, a exemplo da ingestão de líquidos e do consumo de alimentos bem cozidos”.

Como já ocorre ao se deparar com pessoas que apresentam gripe comum ou resfriado, a Sesau recomenda, também, “evitar contato próximo”. E, no caso de serem confirmados casos do coronavírus no Brasil, é necessário “evitar sair de casa em período de transmissão da doença, principalmente crianças e idosos”. 

É recomendado, ainda, na nota técnica emitida pela Sesau, “evitar aglomerações e ambientes fechados, manter os ambientes ventilados e, caso necessário, se afastar temporariamente do trabalho ou da escola pelo período indicado por um médico”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários