Sexta, 10 de Julho de 2020 21:26
19 9 8882-5790
Saúde Nova Central

Governo de Alagoas inaugura central de triagem em Arapiraca

A nova central vai atender não somente pessoas de Arapiraca como também todo o agreste alagoano

13/06/2020 18h25 Atualizada há 3 semanas
Por: Victor Santana Fonte: Agência Alagoas
Foto: Governo de Alagoas
Foto: Governo de Alagoas

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, entregaram, na manhã deste sábado (13), a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais Iza Castro, em Arapiraca. Instalada no Ginásio João Paulo II, no centro da cidade, a Central de Triagem iniciou, logo em seguida, o atendimento à população. O funcionamento será diário, oferecendo avaliação médica e realizando o teste rápido para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Na entrega, Renan Filho detalhou o cronograma de abertura dos equipamentos de saúde que estão em fase de conclusão no estado e anunciou mais investimentos na área, a exemplo da construção do Hospital Metropolitano do Agreste, do Hospital da Criança, em Maceió, e de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) na capital e no interior.

A Central de Triagem recebeu o nome de Iza Castro, uma homenagem à assistente social que morreu no dia 4 de junho em consequência das complicações provocadas pela Covid-19. Ela era administradora no Hospital Memorial Djaci Barbosa (antigo Afra), em Arapiraca, uma das unidades contratualizadas pelo Governo do Estado para expandir a rede de saúde no enfrentamento à pandemia.

“Minha irmã estava na linha de frente, porque administrava o Hospital Djaci Barbosa, que se tornou referência no tratamento da Covid. Infelizmente, ela acabou contraindo o vírus e faleceu. Essa homenagem deixa a família muito feliz”, disse o jornalista Igor Castro, irmão da homenageada.

Renan Filho lembrou que, com a entrega de hoje, o Governo do Estado já instalou três Centrais de Triagem em Alagoas, duas em Maceió e a de Arapiraca, a primeira do interior. “Essa unidade terá capacidade para atender de 200 a 300 pessoas por dia e vai facilitar a realização de testes, o diagnóstico precoce e o início do tratamento para que as pessoas tenham um atendimento mais ágil e eficaz”, afirmou.

O secretário da Saúde informou que, dentro de uma semana, o Governo do Estado inicia a construção do Hospital de Campanha de Arapiraca, que vai atuar integradamente com a Central de Triagem, oferecendo 60 leitos clínicos exclusivos para Covid-19. Na próxima segunda-feira (15), o Estado abre, em Santana do Ipanema, mais uma Unidade para Síndromes Gripais, a quarta em Alagoas.

“Essa estrutura que estamos montando no entorno, nos grandes municípios, desafoga a rede hospitalar de Arapiraca, que por muitos anos foi o polo da Segunda Macro Região de Saúde e todas as necessidades de assistência eram direcionadas pra cá. Então, nossa ideia é fortalecer o entorno, a exemplo do que estamos fazendo com a abertura de novos leitos em Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo, Campo Alegre e em Girau do Ponciano”, citou Ayres.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.