Quinta, 13 de Agosto de 2020 02:26
19 9 8882-5790
Especiais Estudo

Arquidiocese estuda reaberta de igrejas na capital

Até o momento, missas continuam sendo virtuais

08/07/2020 18h39 Atualizada há 1 mês
Por: Victor Santana Fonte: Tnh1
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm, junto com um grupo de médicos infectologistas, iniciará um estudo para a reabertura gradual das igrejas em meio à nova realidade trazida pela pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (08) em uma reunião com os profissionais e o clero.

Com a medida, as missas continuam virtuais até que o estudo esteja pronto e seja aprovado. O que deve ocorrer durante esse mês de julho, como observou a médica Luciana Pacheco.

“Estamos tendo a reabertura de setores da economia e precisamos saber como o vírus irá se comportar diante dessa situação e a possibilidade de uma segunda onda no aumento dos casos”, disse à médica que faz parte da equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para enfrentamento da pandemia.

Com as determinações do arcebispo metropolitano, o grupo será formado por médicos e padres que trabalharão em um protocolo inspirado nas experiências de outras dioceses que já iniciaram a reabertura, além de ouvir as paróquias e suas respectivas realidades. A coordenação dos trabalhos será da Pastoral da Saúde.

Somente após esse processo é que a Arquidiocese de Maceió irá divulgar a data da reabertura das igrejas.

“Nós só podemos construir uma agenda positiva a partir da sensibilidade e da discussão, servindo para a unidade d preocupação espiritual junto à exposição dos médicos que estão na linha de frente”, afirmou Dom Antônio Muniz.

Para a médica Maria Tereza Tenório é momento de reflexão. “Precisamos contar com a colaboração das pessoas para que elas se conscientizem da importância do distanciamento social e do uso de máscaras. Esse será o nosso novo normal nas paróquias até que se tenha uma vacina e a população seja imunizada”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.