Terça, 11 de Agosto de 2020 00:48
19 9 8882-5790
Geral Litoral Norte

Baleia é encontrada morta na Barra de Santo Antônio

Baleia-fin (Balaenoptera physalus) passa por necropsia feita por biólogos do Biota

22/07/2020 12h51 Atualizada há 3 semanas
Por: Victor Santana
Foto: Biota
Foto: Biota

Na manhã desta quarta-feira (22), a baleia que encalhou na última segunda-feira (20), apareceu morta na Barra de Santo Antônio, Litoral norte de Alagoas.

Uma equipe do Instituto Biota se dirigiu até o local, e realizou o exame de necropsia, e confirmou que a baleia encontrada no trecho entre Maceió e Barra de Santo Antônio é a mesma que foi introduzida ao mar na tarde da última terça-feira (22). 

O animal foi encontrado ensaguentado com vários ferimentos.

"Tá chovendo muito. Isolamos a área e estamos aguardando uma retroescavadeira para colocarmos ela para cima e fazermos a necropsia, que será realizada próximo da vala que será aberta para enterro do animal", informou o coordenador do Biota, Bruno Stefanis.

Um dos pesquisadores afirmou que o local do enterro da baleia será georreferenciado, para que posteriormente possa ser recuperado. Segundo ele, espera-se que o esqueleto do animal seja montado para futura exibição.

BALEIA É ENCONTRADA ENCALHADA NA BARRA DE SANTO ANTÔNIO

Na última segunda-feira (20), uma baleia de 13 metros, foi encontrada encalhada na praia de carro quebrado.

Ela estava bastante debilitada, magra e com diversos ferimentos pelo corpo.

O instituto biota foi ao local, e foram cerca de 24 horas de muito trabalho. Na terça feira a tarde, quando houve a alta da maré, finalmente o Biota junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ibama, Marinha do Brasil, Prefeitura de Barra de Santo Antônio e Moradores da região, conseguiram ajudar a baleia, e ela voltou ao mar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.