Terça, 11 de Agosto de 2020 01:05
19 9 8882-5790
Coronavirus Decreto Estadual

Maceió permanece na fase amarela e o interior avança para a fase laranja

Segundo o governador, as mudanças são válidas por 15 dias

28/07/2020 19h51 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Alagoas Notícias
Foto: Bruno Reis
Foto: Bruno Reis

Em uma coletiva on-line nesta terça-feira (28), o governador Renan Filho anunciou que a capital (Maceió) permanecerá na fase amarela do plano de distanciamento social  controlado e todos os municípios do interior de Alagoas avançam para a fase laranja. 

as mudanças são válidas por 15 dias.

O governador comentou sobre os números das semanas epidemiológicas que foram registrados desde o início da pandemia.

Mas deixou um alerta: "Se as pessoas relaxarem com as medidas de proteção individual, de distanciamento social, a pandemia pode voltar a crescer em Alagoas e a evoluir negativamente. E isso vai impor, sem dúvidas, medidas restritivas. Como há um caminho de flexibilizar as ações, de abrir seguimentos econômicos não essenciais, há também, eventualmente, se a situação piorar, a necessidade de voltar às medidas de isolamento mais duras".

Maceió, assim como as demais cidades do interior do estado, apresentaram redução na média de óbitos, segundo o governador.

Mudanças:

O governador anunciou ainda uma mudança nas regras da fase amarela do distanciamento social.

Segundo Renan Filho, o novo decreto vai permitir a reabertura das academias de ginástica e o transporte intermunicipal, serviços que só seriam permitidos na fase azul. Na fase amarela, a autorização é para o funcionamento com 50% da capacidade.

De acordo com as regras definidas pela matriz de risco, as academias poderiam reabrir na fase azul com 50% da capacidade e o transporte intermunicipal, com 75% de sua capacidade. A reabertura passa a acontecer antes do previsto.

"O transporte intermunicipal será reaberto. Já os taxistas do interior têm decisão de cada município, porque quem regula a atividade são as prefeituras e eu presumo que as prefeituras vão possibilitar o transporte de táxis, porque em Maceió e Arapiraca já estavam funcionando”.

Foram autorizados também a voltar ao trabalho presencial o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Instituto de Identificação.

EM RELAÇÃO AOS DESCUMPRIMENTOS NOS MUNICÍPIOS DO LITORAL NORTE DO ESTADO:

"Mesmo com algumas dificuldades pontuais a evolução da pandemia em Alagoas tem sido bastante satisfatória melhor do que a média nacional e que isso significa que uma parcela da sociedade tá colaborando... a gente precisa ampliar a parcela da colaboração da sociedade para que a gente tenha um resultado ainda melhor", afirmou o governador sobre os descumprimentos em cidades como Paripueira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.