Terça, 27 de Outubro de 2020 05:39
19 9 8882-5790
Cidades Parabéns Paripueira!

Paripueira completa 29 anos com o turismo em crescimento

O município fica a 27 km da capital alagoana

05/10/2020 12h43
Por: Victor Santana Fonte: Assessoria Democratas Paripueira
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O município litorâneo de Paripueira completa 29 anos neste dia 5 de outubro. Mesmo sem programação, por causa da pandemia e do período eleitoral, os paripueirenses têm muito o que comemorar. Afinal, nos últimos 12 anos Paripueira foi completamente transformada graças ao trabalho do atual Prefeito, Haroldo Nascimento (PSDB), e do seu antecessor, Abrahão Moura (DEM), que atualmente é candidato à Prefeitura Municipal.  

Paripueira é o município de alagoas que mais cresceu populacionalmente, saindo de 11.347 habitantes, em 2010, para 13.332, em 2020. Um crescimento de 17,49%, em dez anos, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Os números mostram que o município é um excelente lugar para morar, com desenvolvimento, saúde, educação, cultura, esporte e assistência de qualidade. Além da proximidade com a capital, Maceió.  

Paripueira recebe milhares de turistas por causa das suas praias, destacando-se as de Costa Brava e Sonho Verde, além das piscinas naturais. A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local.  

PANDEMIA

Em meio a pandemia de covid-19, que afetou todo o mundo, Paripueira conseguiu manter a estabilidade no número de infectados. O município, que atualmente não tem nenhum caso ativo de covid-19, registrou, desde o início da pandemia, 181 casos, tendo uma das menores taxas de incidência em Alagoas.  

Antes mesmo de registrar o primeiro caso a Gestão municipal realizou ações de prevenção e orientação para os moradores inclusive com carro de som; distribuiu kits de prevenção e máscaras de proteção, realizou a sanitização de ruas, praças e locais de grande fluxo; implantou lavatórios nas principais praças e distribuiu totens de álcool em gel para estabelecimentos públicos e privados; Criou o Centro de Triagem para síndromes gripais, centralizando os atendimentos e desafogando as unidades de saúde; instalou lavatórios nas principais praças; Ofereceu suporte psicológico e terapêutico aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19.  

HAROLDO NASCIMENTO

O Prefeito Haroldo Nascimento reduziu 50% do próprio salário e do vice, Alexandre Mendonça. Além de 20% dos salários dos secretários e procurador-geral do município.

E durante seu mandato, Haroldo, realizou outras importantes ações e obras, como a construção do PSF do Norte, beneficiando mais de 4 mil famílias da região; pavimentou mais de 30 ruas, entre elas o acesso ao Bambuluar; Além de iniciar as obras do residencial Carlos Moura I e II, e das duas maiores escolas do município Marinalva Félix e Maria das Graças, totalizando 29 salas e uma delas com piscina olímpica.  

O Prefeito também deu continuidade ao Projeto Orla, que foi idealizado e teve início ainda na gestão de Abrahão Moura, valorizando a praia, conhecida por suas águas mansas e incentivando, ainda mais, o turismo local. 

ABRAHÃO MOURA

Abrahão Moura deu início ao seu mandato, em 2009, com o maior mutirão de limpeza que já houve no município. Recolhendo toneladas de lixo que ficavam espalhados em todas as ruas da cidade, que até então era conhecia como "A cidade da lama, lixo e urubu".  

Construiu o Mercado Público Municipal, tirando a feirinha da rua e proporcionando uma estrutura de qualidade para feirantes e clientes.  

Reformou as praças da cidade: As três Praças Padre Cícero, no Centro; A Praça Santo Amaro, no Norte e a Praça da Caixa D'água/Praça do Trevo, no Alto da Boa Vista.  

Mais de 50 ruas foram pavimentadas em todo o município, facilitando o acesso da população principalmente no inverno.  

Construiu a Unidade Básica de Saúde, Tiego Medeiros, no Alto da Boa Vista e a academia da Saúde. 

Reformou o Ginásio Carlos Alberto Costa, que estava totalmente abandonado. 

Reestruturou o Posto de Atendimento Médico (PAM Raquel Vasco), além de adquirir 4 ambulâncias, garantindo o transporte dos pacientes até o PAM ou à Capital, Maceió. 

Também foram adquiridos equipamentos para a limpeza urbana de Paripueira, como Caçambas, Retroescavadeira, Trator e Motoniveladora. 

E deu início a construção de uma creche infantil na Rua Ana Maria, que vai beneficiar muitas crianças do município, principalmente a população mais carente que não tem com quem deixar os filhos para poder trabalhar.  

Apesar de jovem, a cidade de Paripueira se desenvolveu incrivelmente em um curto espaço de tempo. E além de ter o carinho de seus munícipes, acolhe e muito bem a todas as pessoas vindas de todos os cantos do mundo. Quem mora na cidade diz com alegria: “Eu moro onde você passa as férias”. E para os turistas e veranistas, vale a música do ícone do samba, Martinho da Vila: “Vamos pra Paripueira, vamos pra Paripueira”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.